domingo, 30 de outubro de 2005

Estou convicto de que vivi intensamente meus 29 anos de vida. Não me refiro ao número exacerbado de namoradas que tive (acho que foram três...) nem ao número de noites que cheguei bêbado em casa (putz, alguém já me imaginou bêbado???). O que quero dizer é que tenho prestado muita atenção no comportamento das pessoas com quem convivo e procurado entender a maneira como agem e pensam.
Pois bem. Há muito tempo venho observando que quase todas as pessoas mais velhas sempre se consideram com a razão. Pior: as de idade mais avançada (com mais de 70 anos) consideram-se donas da verdade e não dão a mínima importância para o que os mais novos pensam. Eu não quero nem posso, de forma alguma, fazer alguma crítica a alguma dessas pessoas, mesmo porque provavelmente eu me encontrarei nesta faixa etária daqui a uns 40 anos (se Deus quiser!!!)
Na minha opinião, eu acredito que esse "costume" que os mais velhos têm de se acharem sempre com a razão é parte da nossa cultura. Uma cultura obsoleta, que vai sendo passada de geração em geração e que se encontra enraizada dentro de cada família. Trata-se de algo tão forte ao ponto de eu ter quase certeza que a maioria de nós agirá da mesma maneira quando atingirmos a mesma idade (se é que isso irá acontecer mesmo...) e é justamente por isso que qualquer crítica deve ser feita com muita cautela.
Diante da experiência de vida dos mais velhos, eu acredito que suas atitudes devem servir de exemplo para todos os mais jovens. Que exemplo dá, por exemplo, um avô que grita com a avó? Que exemplo dá um avô que muda o canal da televisão enquanto o neto estava assistindo a um filme, sem tampouco avisar que vai mudar o canal e praticamente ignorando a sua presença e vontade?????
Espero que todos que lerem a esta mensagem possam ser idosos suficientemente humildes para que não cometerem os mesmos erros arrogantes e presunçosos que os idosos de hoje cometem. Considerando-se que o respeito se conquista, a falta de respeito (posso até dizer falta de educação) dos velhos de hoje para com os mais novos pode ser um dos principais motivos que fazem com que eles não sejam respeitados e pelos mais novos e receberem os destratos de que se dizem vítimas. Os motivos do nervosismo da maioria dos idosos... Bem, envelhecer não é nada fácil. Admitir que já não se pode fazer o que se fazia há 20 anos atrás também não. Portanto, devemos também fazer a nossa parte, tendo paciência. Muita paciência, pois também envelheceremos.

Um comentário:

Clodoaldo disse...

E aí Tonhão, tudo bem? Recebeu as fotos que o régis tirou no casório? Se sim, seria legal vc publicar uma delas no seu blog.

Abraços!!

Clodoaldo