terça-feira, 28 de março de 2006

A lua-de-mel está chegando ao fim...

Guardem este sorriso como lembrança. Com o passar dos meses, a tendência é de que ele desapareça. Os problemas na universidade já começaram a surgir. Os motivos são os mesmos: o desinteresse de boa parte dos alunos. Curiosamente, os que mais reclamam são os que menos estudam e menos se esforçam. São, também, os que mais cedo saem das aulas. Dizem que os exercícios são difíceis, mas sequer chegam a tentar fazê-los. É decepcionante. Infelizmente, o clima tende a ficar cada vez mais tenso, principalmente após a primeira prova. Sim, a lua-de-mel está chegando ao fim...
Diante deste quadro que começa a ser pintado, preciso voltar novamente minha atenção para os assuntos da pós-graduação. Meu cronograma está bastante atrasado e minha preocupação, aqui relatada com constância, de nada adianta se eu não colocar na prática aquilo que tenho planejado.
As aulas do ensino médio têm sido boas. O ponto forte é, ainda, o relacionamento com os alunos. E é este relacionamento, muito saudável, que ainda me mantém vivo naquele ambiente. Eles confiam em mim. Desabafam suas decepções amorosas e pessoais. Também se sentem à vontade para criticar alguns professores. Eu, claro, me sinto em uma situação extremamente delicada, sem saber o que dizer. Quando atuo como advogado de defesa desses professores, vejo que os argumentos dos alunos são fortes. Eles realmente parecem estar cientes do que estão falando. Putz... que sinuca de bico!
Assim sigo, trabalhando bastante mas não o tanto que eu precisaria. E cansado, cada vez mais...

Nenhum comentário: