terça-feira, 27 de setembro de 2011

O poder da música

20h. Estou em companhia de um enorme pacote de provas, que aguarda minhas correções. É uma tarefa terrível de se fazer. Afinal, corrigir uma prova e atribuir uma nota ou conceito é o mesmo que julgar alguém, e isso definitivamente não é algo que eu gosto de fazer. Decido então selecionar uma música para quebrar o silêncio. Abro a pasta Meus Documentos e procuro pela sub-pasta “Músicas”. Dentre as várias categorias que ali estão, a pasta dos Anos 80 parece atrair o mouse. E com um clique aparecem no monitor nomes de músicas que até hoje me deixam tocado de alguma forma.

Com duplo clique, começa a tocar “Lonely is the night”, do Air Supply e eu viajo para a cabine do caminhão do papai. Estou aguardando no estacionamento da cooperativa Carol, em Orlândia. O papai foi pegar a nota e me deixou aqui sozinho. Essa música é linda! Está nas paradas de sucesso, é tema da novela das 19h. Olho ao meu redor. Eucaliptos enormes me cercam, e além da sombra, embelezam a paisagem e me trazem um sentimento de proteção. Sintonizo o rádio do papai em outra música, igualmente linda: “If wishes come true”, do Sweet Sensation. Essa música também toca na novela das 19h. Quando a música acaba, me dou conta de que não tenho mais 13 anos. No último sábado fomos ao lugar a que estas músicas me levam. Da Carol restou apenas uma pequena loja, onde fomos comprar duas mesas para a festa de batizado do Miguel. Dos eucaliptos restaram apenas os caules cortados. Em seus lugares foram plantados ipês, que nesta época do ano estão sem folhas e sem flores. O clima seco e o chão sujo nem de longe lembram a imagem que eu tenho em minhas lembranças. É uma imagem de tristeza e abandono.

Desloco o cursor do mouse à procura de outra música e encontro “Take my breath away”, da Berlin. Vejo então o Tom Cruise passeando de moto pela orla de San Diego, entre altos coqueiros, com óculos e com a jaqueta que eu sempre quis. Puxa vida, como tenho inveja dele! Ele é baixinho, como eu, mas não se intimida diante das provações do Iceman. Ah, e sem falar que a namorada dele é uma loira maravilhosa! Quero ser piloto de avião! Eis que a música termina e eu me dou conta que com minha miopia avançada e com o medo de altura que tenho eu jamais conseguiria ser piloto de avião... Sem contar que a Kelly McGillis assumiu ser lésbica e hoje está irreconhecível.

All I need is you”, do Big Trouble, tema do “Falcão – campeão dos campeões”. Quantas e quantas vezes meu primo Danilo ouviu essa música dentro do meu antigo Gol BX e não chorou pensando em uma namorada que ele nunca me disse quem era... Por coincidência, o papai é caminhoneiro e bmo na queda de braços com o Falcão. Quantas quedas de braço eu tirava com o papai quando era adolescente... Ele me deixava puxar com a outra mão também, mas nem assim eu conseguia ganhar dele. Quanto aos meus colegas, André me chamou pra tirar uma “francesa” e quis passar o dedo sobre minha mão, pra dobrar meu punho e fazer como o Falcão no filme. Eu olho pra ele e digo: “Cê acha mesmo que isso funciona?”, e com um impulso, dobro o braço dele até ele gritar. Hoje o André, que morava vizinho de casa, mudou-se pra Itumbiara. Tornou-se advogado. Quanto ao papai, jamais o desafiarei para uma nova queda de braço. Não por medo de perder, mas sim de ganhar. Quero que ele continue sempre sendo o homem mais forte do mundo.

It’s a heartache”, da Bonnie Taylor. Estou em Goiás, tenho poucos anos de vida. Essa mulher que canta essa música está chorando. Coitada! Fico com dó dela e começo a chorar também...

Everything I own”, do Boy George. A música é muito bonita, mas quando olho na televisão não sei dizer se é homem ou mulher. O papai disse que é um homem vestido de mulher. Por que será que ele se vestiu de mulher?

Eternal flame”, do the Bangles, me leva de volta à novela “Que Rei sou eu?”. Giulia Gam e Edson Celulari formavam um lindo casal! Pena que nunca se casaram na vida real. Ela se casou com Pedro Bial, ele com a Cláudia Raia. Ambos se divorciaram. Para eles ainda existe uma chance.

Nenhum comentário: