sábado, 12 de janeiro de 2013

Por que o Superman?



               Não sei dizer com precisão onde e quando surgiu o conceito de super-herói. Sei apenas que o Superman, criado no início do século passado, é o mais velho deles. O Superman surgiu nas histórias em quadrinhos. Forte, boa aparência, com habilidade de vôo, sopro congelante, super-velocidade, visão de calor e de raios X. Em resumo, é um super-humano, quase indestrutível.
Nos anos que se seguiram diversos outros super-heróis foram criados. Atualmente é difícil de precisar quantos heróis e quantas super-equipes existam. Se você não é um “nerd”, tentarei ser bem didático: Homem Aranha, X-Men, Motoqueiro Fantasma, Thor, Hulk e demais vingadores, bem como o Demolidor, são super-heróis da editora Marvel, enquanto Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash e Lanterna Verde são super-heróis da DC. Quando comecei a comprar HQs, eu tive a sensação de que os alter-egos dos heróis da DC eram quase todos heróis "ricos": Bruce Wayne (Batman) perdeu os pais em um assalto, mas herdou uma fortuna; a Mulher Maravilha é a princesa Diana; Barry Wallen (Flash) é um cientista e Hal Jordan (Lanterna Verde) é piloto. Já os heróis da Marvel são mais "humanos" e pobres: Peter Parker (Homem Aranha) é um pobretão órfão; o Matt Murdock (o Demolidor) é advogado, mas é solitário e é cego; Bruce Wayne (Hulk) é um gênio, porém foi atingido por uma radiação gama que o transformou em um monstro, incapaz de ficar ao lado de Bete, sua amada.
Superman foi o primeiro super-herói a ir para as telonas dos cinemas. O finado ator Christopher  Reeve deu vida ao Superman e nos fez acreditar que era realmente possível voar. Isso nos dois primerios filmes, já que os dois últimos foram uma lástima. Quase 20 anos depois a Warner, detentora dos direitos do "azulão", decidiram rodar um outro filme do Superman. Eu até gostei do filme na época, mas olhando hoje, deu pra ver que ficou bem fraquinho, sem ação alguma. A franquia estava indo para o buraco. Lançaram então o Lanterna Verde. Um fiasco!
Do outro lado, a Marvel resolveu filmar seus próprios filmes. Até então ela havia vendido o direito de alguns deles (como o Homem Aranha Justiceiro, Quarteto Fantástico e X-men) para outros estúdios. Homem Aranha, X-men, assim como Thor, Homem de Ferro e Vingadores foram sucessos absolutos de bilheteria. Enquanto isso, a DC batia cabeça com filmes como "Batman, o retorno" e "Batman eternamente", que mais se pareciam com comédia que com filmes de ação.
Em 2003, o seriado Smallville ajudou a despertar em mim a simpatia pelo Superman. A série mostrada os anos da adolescência de Clark Kent e sua paixão platônica por Lana Lang. A identificação foi imediata e eu comecei a baixar episódios pra assistir no computador. Depois vieram as revistas em quadrinhos. Comecei a comprar alguns quadrinhos, como a série "Identidade secreta", que considero uma verdadeira obra de arte. Mas no cinema o filme "Superman, o retorno", de 2006, que prometia muito, acabou decepcionando pela falta de ação.
Ora, você deve estar se perguntando porque estou listando todas essas baboseiras nerds. Muito simples: em meados deste ano será lançado o próximo filme do Superman, chamado "Superman, man of steel". Assisti ao trailer e juro que fiquei... emocionado! Há um tom muito melancólico no trailer, como se o Superman precisasse negar a si mesmo por ser diferente. Então eu me dei conta de que ser o Superman deve ser algo complicado. Os pais dele morreram e ele foi enviado para um planeta onde ele é diferente de todos, e onde ele precisa se fazer de fraco pra ser comum. Se o Superman existisse, todos gostariam de ter os poderes dele. Mas e as suas responsabilidades? 
Assistindo ao trailer, descobri por que o Superman é o meu herói predileto: porque ele tem um bom coração. Ele é o que se espera de um verdadeiro super-herói. Ele é assim porque sua essência é boa. Protege os humanos porque, de certa forma, é grato por eles o terem acolhido. E outra: o Superman não mente. Seu maior ponto fraco não é a kriptonita, e sim gostar das pessoas. Em tempos em que Batman foi um dos filmes mais vistos no cinema devido ao seu lado "dark" e em que todos esperam um filme do Superman sombrio, eu espero um filme carregado de emoção. Como disseram os produtores do filme, "Fizemos o filme que a humanidade está precisando". Para traduzir minhas expectativas sobre o filme, usarei uma frase do Érico Borgo, do Omelete: "Será que o mundo está preparado para um novo filme do Superman?"
Para finalizar, fica aqui uma reflexão: por que a humanidade parece não apreciar mais a bondade, e sim a violência?. É por isso que o Superman é um herói ultrapassado: porque ele é bom. É por isso que há uma grande chance do filme ser um fracasso de bilheterias. E é por isso que o Superman sempre será o meu herói predileto.

Nenhum comentário: