sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015


         2015 foi um ano muito difícil e talvez por isso tenha passado voando. Apesar de a situação da economia brasileira ter se agravado durante o ano que ontem terminou e o dólar, no derradeiro dia, estava cotado a quase R$4,00, muitos acontecimentos de 2015 ficarão marcados. Foi, por exemplo, o ano em que quase perdi meu pai. Em virtude de problemas no coração, meu herói passou três dias na UTI; depois, teve que ser transferido para o Hospital do Coração de Franca e submeter-se a uma cirurgia para a implantação de um marca-passo. Meu sogro também passou-nos um susto com uma radiografia, na qual foi diagnosticada uma mancha enorme em seu pulmão. Graças a Deus não era nada grave.
Em 2015 organizamos outro encontro da nossa turma de atiradores do TG 02-065. Foi o churrasco de 20 anos da nossa turma. Desta vez coube a mim e ao Cecílio a organização do churrasco. Embora nem todos os colegas estivessem presentes, surgiu em nossas conversas que todos estavam vivos, com saúde e seguiram um bom caminho. Eis que, alguns meses depois, tivemos a notícia do falecimento do atirador Pontes em virtude de um infarto fulminante. Notícia trágica, já que sua esposa estava grávida e seu filho veio ao mundo três dias após o seu falecimento...


Este foi o ano em que Miguel adaptou-se à escola e aos colegas. Alice começou a frequentar a creche. As diferenças entre as personalidades dos dois tornaram-se visíveis. Alice é linda e muito divertida, uma verdadeira bonequinha, porém têm o gênio muito forte. Miguel é mais calmo e doce. Ambos são carinhosos. Passamos o réveillon na casa dos meus pais. Miguel ficou na calçada admirando os fogos. Quando voltamos para casa ele não conseguia dormir, indo fazê-lo apenas depois de traduzir o momento no desenho a seguir.


Em dezembro fizemos uma viagem maravilhosa a Campos de Jordão. Foi a melhor viagem que já fizemos em família! A cidade, como de costume nesta época do ano, estava linda. Foi uma ótima oportunidade para descansar e curtir a família. Além disso, todos nós nos divertimos bastante!


No trabalho eu talvez tenha vivenciado as situações que todos sempre disseram que eu viveria. Teve de tudo: pessoas que se aproximaram para ganhar minha confiança e usá-la contra mim; pessoas que antes eram extremamente queridas e, sem razão aparente, tornaram-se desafetos. Foi também neste ano que tive minha primeira decepção com alguns alunos da USP. Apesar de ter saído fortalecido dessas situações, todas deixaram-me desmotivado a atualizar este blog. Percebi que, infelizmente, não posso mais usar este espaço para desabafo. Agora vejo que deveria ter escrito, mas não publicado... Eis aqui uma das metas para 2016! Em meio a tanta turbulência, consegui o contato de um professor canadense e acertamos um estágio em seu laboratório. Deverei fazê-lo muito em breve e, assim, realizarei um sonho bastante antigo.
As pessoas estão acostumadas a estabelecer metas na passagem de um ano para o outro. Embora muitos passem o ano correndo atrás delas, a maioria acaba perdendo o foco e desistindo de alcança-las. Dentre os muitos fatores que as levam a fazer isso estão os fatos inusitados, que por sua natureza nunca são levados em conta quando as metas são estabelecidas. Neste ano eu não perderei o foco. Algo me diz que será um dos melhores de minha vida! Feliz 2016 a todos!

 

Nenhum comentário: